header

Acesso a Editores

Acessos

Hoje359
Ontem566
Esta semana3456
Este mês7967
Total1611864

44 visitantes online

PALAVRAS QUE EDIFICAM

A IMPORTÂNCIA DA PERSEVERANÇA

Texto base: Filipenses 3: 12- 17
Introdução
A perseverança é uma das mais belas e maravilhosas virtudes encontradas na vida cristã, acredito que a perseverança é uma das características que compõe a base, a estrutura, o alicerce para garantirmos o sucesso, alcançando todas as vitórias almejadas na vida cristã. E, também acredito que o motivo de muitas derrotas, na vida de muitos cristãos é devido à abstinência desta admirável virtude que é a PERSEVERANÇA.
Qual a definição de perseverança?
Conservar-se firme e constante; persistir, prosseguir, continuar, Continuar a ser ou ficar; manter-se, permanecer, conservar-se, persistir, Conservar a sua força ou ação; continuar, perdurar, subsistir, persistir, Ter ou mostrar perseverança, firmeza; permanecer sem mudar ou sem variar de intento.
I. PORQUE PERSEVERAR?
Jesus nos mostrou a importância de perseverar, para alcançar a salvação."Mas aquele que perseverar até o fim será salvo", (Mt 24: 13). Sem a perseverança você não pode alcançar a salvação, afinal ela é um ato feito pelo Amor de Deus, por meio de Jesus Cristo.
A Bíblia nos mostra muitos homens e mulheres que perseveraram e obtiveram a conquista da sua vitória, a realização dos seus sonhos.
Exemplos bíblicos de perseverança:
Noé que perseverou, mesmo sendo criticado, humilhado, desprezado; contudo lutou na construção da arca e salvou-se juntamente com sua descendência.
Josué, perseverou em seguir ao Senhor (Js 24:15). O nome Josué no hebraico quer dizer: Jeová é Salvação e no grego significa Jesus. Josué era filho de Num, da Tribo de Efraim, era um servo fiel e companheiro de Moisés. Ele foi designado por Deus como sucessor de Moisés, e através da perseverança ele estimulou o povo a destruir Jericó e também sorteou Canaã as tribos.
Rute, foi uma mulher que perseverou diante de Boaz, mantendo-se intacta em sua reputação até ser redimida e tomada por esposa (Rt 4: 13). E por galardão de sua nobre perseverança, o seu nome foi inserido na genealogia de Cristo Jesus (Mt 1:5).
Jesus o mestre da perseverança, nos ensina que devemos dar frutos com perseverança. Veja em Lucas 8:15: "Mas a que caiu em boa terra são os que, ouvindo a Palavra com coração reto e bom, a retêm e dão fruto com perseverança.”
O apóstolo Paulo constantemente levava uma só mensagem em seu coração : "os exortavam a que permanecessem na Graça de Deus" (At 13: 43).
Porém, entre todos os homens da Bíblia que vemos como exemplo de perseverança. Tomamos o exemplo de Cristo que logo no começo de seu ministério foi tentado por satanás, a não prosseguir; mas venceu este obstáculo (Mt 4: 10,11).
E após ter vencido esta difícil provação, que era de seus conflitos pessoais, os demais ele conseguiu superar, sendo vencedor nas provações seguintes. Sejamos, portanto, perseverantes em todo o trabalho que fizermos para Deus, em toda a nossa vida. Em II Crônicas 15: 7 diz: “Vós, porém, esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra terá uma recompensa.”
II. NÃO DEIXES DE PERSEVERAR
Tivemos alguns homens que desistiram de perseverar deixando-se levar pelo pecado e a perda da comunhão de Deus.
Judas, Mt 27:4,5
Ananias e Safira, At 5:1-9
Himeneu e Alexandre, I Tm 1:19,20.
Não podemos deixar de perseverar, porque a perseverança: Nos conduz a salvação (Mt 24: 13). Nos torna santos (Cl 1: 22). Nos torna seguros (I Co 15: 58).
III. AS MARAVILHAS DA PERSEVERANÇA
A perseverança trabalha na natureza, no temperamento, no comportamento do cristão, tornando-o resistente para vencer os obstáculos (II Pe 1:4).
Logo, o cristão passa ter a mente de Cristo (I Co 2: 16). A perseverança ajuda o cristão a vencer as provações e tribulações da vida espiritual (Rm 12:12). A perseverança é sinal de vitória (II Tm 4:7). A perseverança produz vitória!!! O cristão perseverante não pode se separar de Cristo (Gl 5: 4) .
IV. A NECESSIDADE DA PERSEVERANÇA
Devemos perseverar porque a Bíblia nos diz em Mateus 24:13 - "Mas aquele que perseverar até o fim, será salvo".
A Palavra de Deus também nos adverte em relação a apostasia, que significa: desviar-se da fé, desistir ... , não podemos parar, não podemos desistir, e sim, devemos seguir olhando para o alvo que é Cristo Jesus (I Tm 4:1-3; Mt 24:4-5). E satanás anda enganando, seduzindo o mundo, portanto não se deixe levar pelas banalidades desta vida, pelas camuflagens do inimigo, pois este mundo está rodeado de falsas aparências, seja um vencedor e tenha discernimento do Espírito de Deus para identificar as ciladas do inimigo (Ap 12:9; I Jo 2:16,17).
Conclusão
Arte da perseverança está na renúncia, na busca constante da consagração e comunhão com o Senhor nosso Deus. É preciso abrir mão de muitos desejos pessoais, é preciso sacrificar as suas intenções naturais, para seguir no perfeito caminho da vontade de nosso Senhor Jesus Cristo.

APOIO PUBLICITÁRIO

banner boasnovas